Portal Online Multimidia

?BOMBA: População denuncia manipulação para atendimento no PREVBarco, em Silves-AM

Da Redação Online Multimídia

O município de Silves, distante a 277 quilômetros de Manaus, recebeu na tarde deste Domingo 10, uma unidade móvel do INSS, chamada de PREVBarcos, que tem o objetivo de atender a grande demanda de pessoas que necessitam de atendimentos do INSS em localidades de difícil acesso. Revoltados, a população resolveu acionar um meio de comunicação local para divulgar a possível manipulação no atendimento para o PREVBarco.

De acordo com  a População, desde o início dos atendimentos, que começou no dia 11 de Dezembro, está havendo uma possível seleção de pessoas para que sejam atendidas na Unidade Móvel, deixando uma grande parte da população no sol quente à espera de um atendimento.

 

Questionados sobre o porquê da dificuldade em conseguir atendimento, a assessoria da prefeitura do município afirma que as fichas eram para o quantitativo de 100 pessoas por dia, mas segundo a população, pessoas ligadas ao governo municipal estariam sendo priorizadas.

 

Em um  vídeo ao vivo, feito pelo Portal Silves Na Mídia, é possível ouvir relatos de mães com crianças de colo, clamando para serem atendidas, pois estiveram se deslocando de comunidades muito distantes, enfrentando lama e ao chegar na sede da prefeitura, foram informadas que já não havia mais fichas disponíveis.

A LIBERAÇÃO DO ATENDIMENTO

Depois de quase 2 horas a População no sol quente, felizmente conseguiram ser atendidas.

 

A REVOLTA DA POPULAÇÃO

A grande revolta da População é por motivo que os serviços de distribuição de fichas, estão sendo todos realizados por parte da Prefeitura de Silves e não pelos Funcionários do PREVBarco, trazendo assim uma desconfiança para quem precisa do atendimento.

O ANÚNCIO

O anúncio da chegada do PREVBarco, foi divulgado na Página Oficial da Prefeitura de Silves no último Domingo 10, onde informava que haveria os serviços de atendimento de BPC; Auxílio Doença; Aposentadorias; Pensões; Salários Maternidade; dentre outros. 

Na divulgação é possível  confirmar que a triagem acontece na Sede da Prefeitura e logo em seguida um Micro-ônibus estaria levando a população até o lago do Estreito, onde o barco está ancorado.

 

No vídeo abaixo é possível ver pessoas sendo conduzidas em um carro de passeio S10.

QUANTIDADES DE PESSOAS A SEREM ATENDIDAS

Após a população reivindicar na Frente da Prefeitura do Município de Silves, a assessoria do Prefeito Paulino Grana,resolveu divulgar na manhã desta quarta-feira 13, o quantitativo de pessoas a serem atendidas.

 

PREVBARCO 

Além das mais de 1,5 mil Agências da Previdência Social (APS) distribuídas pelo país, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem cinco unidades móveis flutuantes – os chamados PREVBarcos. Dois deles navegam nos rios do Estado do Amazonas, dois no Pará e outro em Rondônia. Todas as unidades cumprem os requisitos de acessibilidade para segurados e beneficiários com deficiência ou mobilidade reduzida. E em breve, mais unidades serão inauguradas.


A estrutura dos barcos permite o acesso a locais isolados, ampliando o alcance de atendimento e evitando que ribeirinhos tenham de navegar por longas distâncias, em viagens que podem chegar a até 22 dias, com destino a uma cidade que tenha unidade do INSS.

O público de maior demanda é formado por segurados especiais e uma parcela da população abrangida pelo direito ao Benefício de Prestação Continuada(BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). O BPC é destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda.

As embarcações possuem equipamentos de última geração para navegabilidade e estrutura completa de atendimento, o que possibilita que os segurados recebam os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS.

Além das salas de atendimento, há uma para perícias médicas e outra para avaliações dos benefícios assistenciais.

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!

error: Proibido a republicação deste conteúdo