Portal Online Multimidia

Itacoatiara-AM/Morre vítima de Rabdomiólise ,doença causada por ingestão de peixe contaminado

Maria de Nazaré Monteiro (50) anos de Idade, faleceu na madrugada deste sábado por volta das 2h da manhã, vítima da doença de Haff ( Rabdomiólise)ela consumiu Pirapitinga..

Dona Maria era de Novo remanso,estava em tratamento no hospital Regional José Mendes

Doença “da urina preta” (Doença de Haff)
A doença é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes . Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor.

Veja o relato desta mulher que está com familiar  internado com a doença em Itacoatiara

Entrevista concedida ao repórter Marcelo Moreira/G1 AM

A síndrome de Haff, também chamada de doença de Haff, pode ser definida como uma síndrome que consiste em rabdomiólise sem explicação. Por rabdomiólise entende-se uma situação em que há lesão do músculo esquelético, desencadeando a liberação de componentes intracelulares na circulação, como proteínas sarcoplasmáticas e mioglobina.

É um resultado da morte das fibras musculares, que liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados na urina. Em casos raros, a rabdomiólise pode até causar a morte.

Até a publicação desta matéria ,já haviam sido confirmados 26 casos de Rabdomiólise, sendo 24 em Itacoatiara, 1 em Caapiranga e 1 em Manaus

“Vale ressaltar que a Rabdomiólise existe ,mas as Investigações ainda não confirmaram se de fato essas contaminações se deram pela ingestão de peixe.

Se isso for confirmado, sabemos que será de peixes “mal acondicionado”

Pois o peixe natural é saudável e contém muitos benefícios para o ser humano.

 

Por: Lidiane Gomes

 

 

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!