A prefeitura de Humaitá, no interior do Amazonas, suspendeu as aulas presenciais da rede pública de ensino. A medida está no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas desta segunda-feira (14). As aulas da rede privada estão permitidas. Em todo o estado, as aulas voltaram nesta segunda.
Segundo o prefeito da cidade, José Cidenei do Nascimento, a medida visa evitar a proliferação da Covid-19 na região. Ele também restringiu a circulação de pessoas de 1h às 6h, além do atendimento ao público em órgãos municipais até 2 de março.
A realização de reuniões comemorativas, como aniversários, só pode ocorrer com até 20 pessoas. Também estão proibidos shows e a visitação à pacientes internados com Covid-19. Colação de grau, formaturas e casamentos só podem ser realizadas desde que respeitem normas de distanciamento.
Feiras e academias só podem funcionar com 60% da capacidade. Templos religiosos só podem receber 70% da capacidade total do seu público.
Os restaurantes, bares e conveniências poderão funcionar, mas precisam de alvará de funcionamento, laudo técnico emitido pelo Corpo de Bombeiro Militar estabelecendo sua capacidade deocupação, além de respeitar o limite máximo desta capacidade, conforme o decreto.
Em caso de descumprimento das medidas a multa pode chegar em até R$ 100 para pessoas físicas e R$ 1 mil para pessoas jurídicas, além da possibilidade de interdição e suspensão da atividade comercial.


