Manaus/AM – Durante abertura da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), nessa quinta-feira (17), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), provocou o empresário e dono da Amazon, Jeff Bezos. Segundo o governador, ele se apropriou do ‘nosso nome’, mas não investe ‘um centavo aqui’.
“O mundo inteiro olha para a Amazônia e só vê árvores, mas aqui embaixo vivem pessoas. E sem cuidar dessas pessoas é impossível cuidar da floresta! Hoje convidamos Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo e dono da Amazon – empresa que se apropriou do nosso nome – a conhecer de perto essa realidade e a investir no imenso potencial do povo amazonense. Esse é o nosso recado para o mundo: a verdadeira Amazônia está chamando!”, disse.

Usando o nome Amazon, que significa Amazônia, o empresário Jeff Bezos não investe nada na região.
Na ocasião, Wilson Lima também lançou o programa Guardiões da Floresta, uma reestruturação do antigo Bolsa Floresta que, agora, passa a ser administrado pelo Estado. Com a ampliação da remuneração para 14 mil famílias de 28 Unidades de Conservação Estaduais (UCs), a iniciativa se configura como um dos maiores sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) do mundo.


