O município de Nhamundá, na região do Baixo Amazonas, derrubou a obrigatoriedade do uso de máscaras. O decreto que faculta o uso da proteção está no Diário Oficial dos Municípios desta sexta-feira (8).
No dia 23 de março, o governador Wilson Lima recomendou que o uso de máscaras deixasse de ser obrigatório em locais fechados em todo o estado. Lima já havia decretado no início do mês o fim da obrigatoriedade em locais abertos.
Segundo a prefeita Raimunda Pandolfo, o uso das máscaras passa a ser facultativo em qualquer ambiente, seja ele público ou particular.
No entanto, pessoas com 70 anos ou mais, com comorbidades, os imunossuprimidos e com sintomas gripais devem continuar usando a proteção como uma forma de conter a proliferação da doença.
A prefeita também revogou todas as restrições de funcionamento de atividades, horários e de público em todo o município. Todavia, a realização de eventos, como shows em ambientes públicos e particulares, ficam condicionados a autorização da administração municipal.
Raimunda também determinou que a Secretaria Municipal de Saúde promova campanha que incentivem a vacinação da população e que continue sendo obrigatória a apresentação da carteira de vacinação para acessar locais públicos e particulares em todo o município.


