O Instituto de Geografia e História de Itacoatiara
vai realizar, nos dias 21 e 22 deste mês, um seminário para explicar a escolha da nova data de aniversário da cidade.
Antigamente, a data de comemoração do aniversário da cidade era 25 abril. Foi quando em 2020, o prefeito Antônio Peixoto sancionou a lei 404/2019, reconhecendo que a data magna alusiva à fundação deve ser comemorada no dia 8 de setembro. A mudança não é conhecida por toda população.
Segundo o historiador Francisco Gomes da Silva, a cidade de Itacoatiara tem uma história complexa. Ela é resultado da campanha portuguesa que queria instalar na Amazônia uma cidade para que Portugal não perdesse espaço para a Espanha
Nascida de uma missão indígena, assim como a maioria dos municípios do Amazonas, Itacoatiara tem origem em meados de 1680. Cerca de 190 anos depois teve sua emancipação e foi reconhecida como cidade no dia 25 de abril de 1874, mas documentos históricos indicam que a cidade foi fundada em na outra data, em setembro.
É com o intuito de esclarecer e disseminar informações a respeito da história e fundação da “Velha Serpa”, como também é conhecida Itacoatiara, que o Instituto de Geografia e História vai promover o primeiro seminário sobre a fundação da cidade.
O seminário é voltado principalmente para os professores, tanto da rede estadual quanto da rede pública, mas também é aberto para o público em geral. Objetivo é capacitar os docentes sobre a história e data de fundação da cidade
Fonte G1 AMAZONAS


