Portal Online Multimidia

Cidade de Maués enfrenta escassez de dinheiro em espécie

O município de Maués, no  interior do Amazonas, enfrenta problema de falta de cédulas e moedas. Bancos e caixas eletrônicos da cidade exibem cartazes avisando sobre a escassez de dinheiro em espécie. A situação tem deixado muita gente “na mão” (sem conseguir pagar nem receber por bens e serviços) pois o acesso a processos eletrônicos (como o pix) ainda não foi universalizado.

Faltas – Em pleno ano eleitoral, quando muitos políticos com mandato disputam as eleições, é perceptível o esvaziamento dos plenários nos dias de reunião da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM).  Na ALE-AM, o deputado mais faltoso nas sessões ordinárias até agora é Fausto Júnior (União). Ele tem apenas 48,9% de presenças, isto é, participou de 23 das 47 reuniões plenárias. São 24 faltas. Até a última terça-feira, as duas casas, juntas, realizaram 93 sessões ordinárias e 40 “ordens do dia”.

Ranking – 2º e 3º   Em segundo lugar na lista de faltosos vem Nejmi Aziz (PSD), com 55,3% de comparecimento e 21 faltas. Completando o pódio, Álvaro Campêlo (PV) registrou 28 presenças ao longo do ano de 2022, o que representa 59,5% das sessões.

Câmara – Na CMM, três vereadores aparecem no ranking dos mais faltosos: Elan Alencar (PROS), Rosivaldo Cordovil (PSDB) e Rosinaldo Bual (PMN). Alencar esteve em 41,3% das sessões.

Atestado – A assessoria de Álvaro Campêlo foi a única a se justificar até o fechamento da edição. Em nota à redação, lembrou que o deputado está ausente do trabalho presencial por determinação médica, “mas sempre manteve seu gabinete de portas abertas”. A assessoria lembra que Campêlo foi considerado recentemente como sendo o mais assíduo na Assembleia Legislativa e foi até elogiado no “Sobe” desta coluna.

Projetos – E por falar em faltas, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) apresentou projeto de resolução legislativa para proibir subscrição em propostas de parlamentares que não estiverem presentes nos dias de votação. Hoje muitas proposituras  em pauta são votadas sem que o autor esteja presente, graças a colegas que assinam “na hora” a proposta.

Propaganda –  Durante a Sessão Ordinária de ontem, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas referendou a nomeação dos juízes Carlos Queiroz e Mônica Raposo Chaves do Carmo como responsáveis pela Propaganda Eleitoral em Manaus em 2022.

Floresta – O governador  Wilson Lima (União) assina hoje decretos que reforçam a proteção ao meio ambiente. Será decretada Situação de Emergência Ambiental nos municípios do sul do Estado e na Região Metropolitana de Manaus. Outro decreto ampliará o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais, expandindo o poder de fiscalização ambiental também a órgãos de segurança pública.

 37 anos… –  A defensora pública Maria Domingas Gomes Laranjeira,  completou ontem 37 anos de assistência jurídica à população. Aos 62 anos, ela viu a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) nascer, acompanhou e atuou em todas as etapas de crescimento da instituição e segue em atividade.

…de DPE –  A carreira de Domingas teve início ainda como advogada de ofício, no Departamento de Assistência Judiciária, da Secretaria de Justiça do Estado. Assumiu o cargo em 1º de junho de 1985, juntamente com Ilmair Siqueira Faria, Edson Graça e Luiz Carlos Sampaio. Desta turma, apenas Domingas segue em atividade. A Defensoria, na forma como é hoje, só foi criada pela Constituição Federal, em 1988, e a DPE-AM, em 30 de março de 1990.

 

Por Acritica.com

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!

error: Proibido a republicação deste conteúdo