Portal Online Multimidia

Febre maculosa: veja o que se sabe até agora do surto que preocupa

Foto arte Metrópoles

 

O estado de São Paulo está em alerta contra a febre maculosa. A possibilidade de novos casos surgirem preocupa a população e autoridades. Foco provável do surto em Campinas, a Fazenda Santa Margarida recebeu mais de 13,5 mil pessoas em um período de oito dias, em dois grandes eventos.

Muitas pessoas de fora da região e até mesmo do estado estiveram no local e podem ter sido infectadas. Como o período de incubação da doença demora até 14 dias, a recomendação é de atenção total caso os sintomas apareçam (veja quais são abaixo).

Até a noite dessa quarta-feira (14/6), o Instituto Adolfo Lutz contabilizava 16 casos confirmados de febre maculosa com sete mortes este ano no estado. No ano passado, foram registrados 63 casos e 44 óbitos. Em 2021, 87 ocorrência e 48 pessoas perderam a vida.

Quem está com febre, dores no corpo e de cabeça, erupções na pele, diarréia, vômitos e náuseas deve procurar atendimento médico. Isso porque o carrapato-estrela, encontrado na região, transmite a forma mais grave e letal da doença. Caso não seja tratado a tempo, o risco de morrer é grande.

Vítimas
O surto de febre maculosa registrado em Campinas, a partir dos eventos na Santa Margarida, tem três vítimas confirmadas (foto de destaque)

Veja mais no site: Metrópoles

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!