Portal Online Multimidia

Crianças e adolescentes também podem ter pressão alta; medição deve começar a partir dos 3 anos

A pressão arterial deve começar a ser medida a partir dos 3 anos de idade, de forma anual. Isso porque crianças e adolescentes também podem ter hipertensão, uma doença silenciosa, sem cura, e que causou quase 300 mil mortes nos últimos 10 anos no Brasil.

 A incidência de hipertensão entre os pequenos aumentou nos últimos anos. Estima-se que:

  • de 3% a 5% das pessoas em idade pediátrica tenham hipertensão.
  • de 10% a 15% tenham pressão arterial elevada.

Os dados constam das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, elaboradas por sociedades médicas em 2020 e que são referência no tema.

Orientação para crianças e adolescentes

  • Com menos de 3 anos de idade: a medição é indicada apenas para casos de prematuridade, baixo peso ao nascer e cardiopatias congênitas, entre outras condições.
  • A partir dos 3 anos: medir a pressão anualmente.
  • Fatores de risco: Se a criança a partir dos 3 anos ou adolescente tiver excesso de peso, doença renal, diabetes ou fizer uso crônico de medicações que elevem a pressão arterial, a medição deve ser feita em qualquer avaliação clínica.

Emadultos, o diagnóstico de hipertensão começa a partir de dois números: 14 por 9. Já para os mais jovens, é diferente. Confira a classificação da pressão arterial em crianças e adolescentes:

  • levada: a partir de 12 por 8.
  • Hipertensão de estágio 1 (de menor gravidade):a partir de 13 por 8.
  • Hipertensão em estágio 2: a partir de 14 por 9.

O diagnóstico deve ser feito pelo médico após ao menos três medições distintas. Ele também depende da idade da criança ou do adolescente e de outras avaliações físicas.

O que é hipertensão arterial

➡️ É uma doença que tem como característica os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A pressão alta faz com que o coração se esforce mais do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

➡️ Não há cura para hipertensão. Quem possui diagnóstico, precisa fazer o controle da doença com a adoção de hábitos de vida saudáveis, redução do consumo de sódio e a prática de atividades físicas. Em alguns casos, há necessidade do uso de medicamentos durante toda a vida.

Fonte: G1 Globo