O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou, nesta quinta-feira (28), o balanço de uma operação “Tabuleiro II” que combateu a captura de quelônios no Amazonas. A operação ocorreu entre os dias 7 de agosto e 19 de setembro nos municípios do Careiro Castanho, Humaitá, Manicoré, Lábrea, Canutama, Tapauá, Pauini e Boca do Acre.
O objetivo da operação era reprimir a captura de quelônios e demais ilícitos ambientais encontrados durante a fiscalização. O IBAMA contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
Foram aplicadas R$ 241,5 mil em multas e ocorreu a soltura de 25 quelônios produto das autuações. Além disso, foram apreendidos 17 ovos de jacaré, 9 ovos de quelônios, 1 veado abatido, 7 botes de 6 metros de comprimento, 5 motores de popa (Suzuki) de 30 hp, 1 Balsa (tipo ferryboat), 1 barco de madeira de 18 metros de comprimento, 2 canoas e 2 rabetas.
O coordenador da operação, Cícero Furtado, afirmou que a fiscalização é importante para coibir a captura ilegal de quelônios, que é uma atividade que ameaça a sobrevivência dessas espécies.
Veja vídeo:
Fonte: MIX DE NOTICIAS