Alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), denunciaram o professor, Rafael Salatini, por assédio moral em sala de aula. O professor teve 44 denúncias que foram direcionadas à ouvidora da universidade e estão sendo investigadas.
O professor de Ciências Políticas e Econômicas, está sendo acusado de usar suas aulas para constranger os alunos com comentários inapropriados.
“Eu presenciei uma vez que ele disse para um colega ‘por quantos reais você me daria a bunda?’ E começou a estipular os valores. ‘Por 10 mil reais? 30 mil? 1 milhão’? Meu colega foi negando, até chegar em um momento que ele disse: ‘Eu acho que você estaria mentindo. Acho que você me daria a bunda por bem menos”, conta um aluno que preferiu não se identificar.
Os estudantes cobriram os muros do campus com cartazes onde escreveram frases ditas pelo professor e organizaram uma paralisação das aulas no ultimo dia 16, uma forma que eles encontraram para chamar atenção para os assédios.
Rafael Salatini atua em três disciplinas obrigatórias do primeiro e terceiro ano do curso de Relações Internacionais. Ainda segundo o aluno, os comentários feitos pelo professor começaram com frases preconceituosas e foram se tornando mais íntimas.
Em um dos casos denunciados, duas alunas estavam na aula vestidas com blusas semelhantes. Ao identificar isso, Salatini teria comentado: “Se eu fosse dar em cima de vocês em uma festa, eu falaria dessa blusa que vocês estão usando para pedir um beijo”, “Eu pediria um beijo para fulana dessa forma”.
*Com informações METROPOLES