Portal Online Multimidia

Familiares de pacientes e funcionários de hospital em Manaus relatam lotação e clima tenso

Manaus, mais uma vez, é cenário de um caos na saúde por conta do aumento de casos de Covid-19. Grande parte dos prontos-socorros estão com os leitos de UTIs totalmente ocupados e, por conta dessa demanda, dois hospitais instalaram tendas externas para triagem.

Na manhã desta terça-feira (29), o G1 esteve no hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus. O local também recebeu a instalação de uma tenda no lado de fora que, segundo o governo, serve para melhorar o fluxo e agilizar o atendimento nos casos de urgência.

Um homem que acompanhava seu tio internado na unidade há uma semana contou que teve de sair do hospital por ordens da direção, pois foi informado que os acompanhantes não poderão mais permanecer dentro das unidades. A permanência será permitida somente em casos de idosos e crianças.

Publicidade

O tio dele, de 53 anos, realizou uma cirurgia por conta de uma pedra na vesícula, por isso, ele estava acompanhando o familiar. Duas semanas atrás, o homem esteve internado no Hospital Delphina Aziz com Covid-19 e tinha se recuperado.

“Lá dentro [do 28], pelo menos onde estávamos, não tem distanciamento. Contei umas 120 pessoas num só lugar, entre pacientes e acompanhantes. Está tudo misturado, gente com Covid, amputação, idosos”, contou o homem, que preferiu não se identificar.