Portal Online Multimidia

Espanha vence Inglaterra por 2 a 1 e conquista o tetra da Eurocopa

Os gols da vitória espanhola foram marcados por Nico Williams e Mikel Oyarzabal; Cole Palmer descontou para os ingleses

Nico Williams foi responsável pelo primeiro gol da Espanha que abriram os trabalhos para o título da Eurocopa (Foto: INA FASSBENDER / AFP)

Com todos os elementos de uma grande decisão, a Espanha vence a Inglaterra por 2 a 1, neste domingo (14), no Olympiastadion, em Berlin, na grande final da Eurocopa, conquistando o tetra do certame continental e se tornando a maior campeã europeia, ultrapassando a Alemanha, país sede da competição. Os gols da conquista espanhola foram marcados por Nico Williams e Mikel Oyarzabal. Cole Palmer entrou no segundo tempo e fez o gol para os ingleses.

O jogo

A decisão da Euro começou com a Espanha impondo o ritmo e tendo o controle da posse de bola e a Inglaterra descendo as linhas de marcação deixando praticamente só Harry Kane mais adiantado. Essa dinâmica foi o suficiente para o ‘English Team’ conseguir se defender com eficiência, frustrando as jogadas laterais do time espanhol com Lamine Yamal e Nico Williams.

Nos momentos em que conseguia ter espaço para finalizar, a Espanha tinha dificuldades para acertar o pé. Aos 26, Fabian Ruiz conseguiu conduzir a bola no centro do ataque, chutou da entrada da área, mas a bola desviou na defesa e Pickford conseguiu fazer a defesa sem problemas. A melhor chance dos primeiros 45 minutos aconteceu já nos acréscimos em bola parada. Rice jogou na área, a bola desviou e Phil Foden chutou de perna esquerda, mas Unai Simón fez a defesa.

Brilho dos garotos

Já no segundo tempo, se o jogo estava travado e sem muitos espaços, então foi a hora de Yamal (17 anos) e Nico Williams (22 anos) chamarem a responsabilidade. Lamine Yamal fez grande jogada do lado direito para o centro, tocou para Williams que chutou firme e abriu o placar no Olympiastadion. Aos 10, quase o segundo da ‘La Furia’. Nico Williams tentou do meio da rua e a bola saiu tirando tinta da trave direita de Pickford.

Aos 18, a Inglaterra quase chegou ao gol de empate. Jude Bellingham recebeu de costa na entrada da área, puxou para a perna esquerda e bate firme, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. Porém foram necessários dois minutos para Lamine Yamal voltar a ‘infernizar’ a defesa inglesa. Dani Olmo tocou para o garoto de 17 anos, que chutou de perna esquerda e Pickford fez uma defesa milagrosa.

Estrela do banco

Precisando do resultado, o técnico Gareth Southgate tirou o meia Kobbie Mainoo e colocou a sensação do Chelsea, Cole Palmer. Logo na primeira interação ofensiva, Saka tocou para Bellingham, que ajeitou para Palmer chutar no canto direito de Simón e estremecer a torcida inglesa em Berlin aos 27 minutos da etapa final. A Espanha quase chega ao segundo gol aos 36. Na entrada da área, Olmo tocou para Yamal, que chutou de esquerda e Pickford faz outra grande defesa.

E se o banco inglês resolveu para o empate, o da Espanha também foi determinante. Mikel Oyarzabal aproveitou um passe Marc Cucurella e desviou para o gol de Pickford, aos 42 minutos. Dois minutos depois, aconteceu um milagre. O zagueiro inglês Marc Guéhi se aproveitou de uma bola que sobrou da defesa de Simón, o zagueiro testou para o gol vazio, mas Dani Olmo estava quase na linha para tirar a bola e garantir o título para a seleção espanhola.

Com a quarta conquista da Euro a Espanha se torna o país com mais títulos da competição ultrapassando a Alemanha (Foto: Divulgação/UEFA EURO)
Com a quarta conquista da Euro a Espanha se torna o país com mais títulos da competição ultrapassando a Alemanha (Foto: Divulgação/UEFA EURO)

Fonte: ACRÍTICA*