Portal Online Multimidia

Procuradoria inicia análise de inquérito sobre sup0sto g0lp3 de estado de Bolsonaro

Nesta segunda-feira (2), nove procuradores começaram a analisar o inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e 36 outras pessoas por suposto envolvimento em um plano de golpe de Estado. O documento foi enviado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à Procuradoria Geral da República (PGR) há seis dias.

A PGR decidirá se Bolsonaro e os demais investigados serão denunciados por crimes como organização criminosa e tentativa de golpe de Estado. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o caso precisa de um “estudo mais aprofundado” e a resposta deverá ocorrer em 2025.

Além desse caso, Bolsonaro também foi indiciado em outros dois inquéritos: fraude em cartão de vacinação da Covid-19 e envolvimento na negociação de joias sauditas. A soma das penas pode chegar a 70 anos, mas é improvável que as penas máximas sejam aplicadas.

A PGR tem três opções: denunciar, pedir mais investigações ou arquivar o caso. Se uma denúncia for formalizada antes de 21 de março de 2025, data em que Bolsonaro completa 70 anos, ele pode perder um benefício legal que reduziria a prescrição dos crimes.

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!

error: Proibido a republicação deste conteúdo