Portal Online Multimidia

Ministério Público de Contas, determina exoneração de 7 parentes do prefeito Mário Abrahim investigado por Nepotismo

Da Redação Online Multimídia

O Tribunal de Contas do Amazonas recebeu uma representação do Ministério Público de Contas do Amazonas- MPC denunciando o prefeito de Itacoatiara, Mário Jorge Bouez Abrahim, por supostas irregularidades na nomeação de parentes para cargos públicos. A denúncia, protocolada pelo ex-vereador Arnoud Lucas Andrade da Silva, aponta nepotismo e ausência de transparência.

A investigação apurou que sete familiares do prefeito foram nomeados para cargos administrativos no 1° mandato, em descumprimento à Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a prática de nepotismo. Entre os nomeados estão, a esposa do prefeito, que chegou a assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social, e outros parentes ligados ao Executivo municipal.

Além disso, o relatório destaca a falta de qualificação técnica da esposa do prefeito para o cargo político que ocupa. O Ministério Público também denunciou a ausência de publicação das nomeações no Portal da Transparência, ferindo a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O parecer do Ministério Público recomenda a exoneração dos envolvidos e a aplicação de multas ao prefeito.

O prefeito, que foi reeleito para o mandato de 2025-2028, reconduziu a esposa e outros secretários aos cargos.

 

VEJA DOCUMENTOS:

 

 

Confira o Documento Completo:

documento

 

 

 

 

*Fonte de Informações TCE-AM

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!