Portal Online Multimidia

Mais duas pacientes de Manaus recebem alta do Hospital Regional de Uberaba após tratarem a Covid-19

Foto: Joyce Rodrigues

 

Duas pacientes de Manaus internadas no Hospital Regional José Alencar (HRJA), em Uberaba, para tratamento da Covid-19, receberão alta, nesta sexta-feira (5), e voltarão para casa.

Segundo a Prefeitura, às 13h30, elas seguirão direto para o Aeroporto de Uberaba, de onde vão sair às 15h em um voo até Belo Horizonte. De lá, seguirão para Campinas e, depois, para Manaus. No dia 28 de janeiro, outros seis pacientes da capital amazonense também receberam alta.

O Município ressaltou que os pacientes recebem alta após passar por avaliação clínica e estarem fora da janela de transmissão, recebendo, assim, autorização da equipe médica para poder viajar. Para o embarque, apresentam o relatório médico para garantir a segurança deles e dos demais tripulantes do voo.

O retorno deles para casa é organizado e custeado pelo Ministério da Saúde, por meio da Superintendência de Minas Gerais.

Agora, restam quatro pacientes de Manaus internados no Hospital Regional de Uberaba. Dois estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo um paciente apresentando quadro de melhora e o outro, estável. Outros dois pacientes estão na enfermaria, um apresentando quadro estável e o outro, de melhora.

Tratamento em Uberaba

 

Após o colapso no sistema de saúde de Manaus, os hospitais ficaram sem oxigênio e os pacientes precisaram ser transferidos para outros estados. Uberaba foi a primeira cidade de Minas Gerais a receber os pacientes de Manaus.

Ao todo, 18 pessoas foram transferidas da capital amazonense no dia 24 de janeiro, sendo 11 homens e sete mulheres, com faixa etária que varia de 30 a 70 anos.

Durante este período, oito receberam alta, seis morreram e quatro continuam internados.

No dia 25 de janeiro, eles foram submetidos a coleta de material para exame de sequenciamento genético para definir qual a cepa do vírus. O material seguiu para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Enquanto o resultado do exame não fica pronto, os internados ficam em alas totalmente isoladas e com acompanhamento de profissionais específicos.

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!