O partido Republicanos emitiu uma nota após a repercussão da declaração da vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como “Betinha”, durante sessão plenária na segunda-feira (29), na Câmara Municipal de Borba (a 151 quilômetros ao sul de Manaus). Na ocasião, a vereadora afirmou ser a favor da violência contra a mulher.
Em seu discurso, ela disse apoiar a lei que protege as mulheres, mas também criticou mulheres que, segundo ela, “merecem apanhar”. “Eu sou a favor da violência contra a mulher. Tem mulher que merece apanhar, tem sim”, afirmou.
Na nota, o Republicanos afirmou que a fala da vereadora repercutiu de forma equivocada.
“Nos últimos dias, uma fala de uma vereadora de nossa base em sessão legislativa repercutiu de maneira equivocada, gerando interpretações contrárias ao que defendemos. A própria parlamentar já reconheceu publicamente que se expressou de forma infeliz, pediu desculpas e reiterou seu repúdio a qualquer tipo de violência contra a mulher”, enfatizou a nota do partido.
O Republicanos reforçou ainda que a violência doméstica é um crime inaceitável.
“Como partido, temos clareza de que a violência doméstica é um crime inaceitável, que precisa ser combatido com rigor. Também defendemos que a justiça deve ser igual para todos, garantindo direitos e responsabilidades de homens e mulheres sem distinção”, destacou a nota.
Confira a nota na íntegra:
O Republicanos do Amazonas reafirma seu compromisso inegociável com a defesa da vida, da família e do respeito à dignidade humana, princípios que sempre nortearam nossa atuação política e social.
Nos últimos dias, uma fala de uma vereadora de nossa base em sessão legislativa repercutiu de maneira equivocada, gerando interpretações contrárias ao que defendemos. A própria parlamentar já reconheceu publicamente que se expressou de forma infeliz, pediu desculpas e reiterou seu repúdio a qualquer tipo de violência contra a mulher. Como partido, temos clareza de que a violência doméstica é um crime inaceitável, que precisa ser combatido com rigor.
Também defendemos que a justiça deve ser igual para todos, garantindo direitos e responsabilidades de homens e mulheres sem distinção.O Republicanos seguirá firme no trabalho por um Amazonas mais justo, humano e acolhedor, ao lado de suas lideranças e de toda a população.
Entenda o caso
A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como ‘Betinha’, afirmou durante sessão plenária nesta segunda-feira (29) na Câmara Municipál de Borba (a 151 quilômetros ao sul de Manaus), ser a favor da violência contra a mulher. Em seu discurso, ela disse apoiar a lei que protege as mulheres, mas também criticou mulheres que, segundo ela, merecem apanhar. “Eu sou a favor da violência contra a mulher. Tem mulher que merece apanhar, tem sim.”
A vereador afirmou, ainda, ter presenciado casos em que as mulheres se machucam para culpar os homens.
“Eu sou a favor da violência contra a mulher, sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo, mas eu também sou contra, quando a mulher bate no homem, tem mulher que merece apanhar, tem sim, sabe por quê? As vezes eu já presenciei caso que a mulher se bate ela mesma para condenar o homem”, declarou a parlamentar.
Após repercussão do vídeo, Betinha usou as redes sociais para pedir desculpas e dizer que usou expressão “totalmente inadequada e infeliz”. A vereadora declarou ainda que o episódio serviu para que ela faça uma reflexão pessoal e política. A parlamentar ainda se compromete em agir com mais responsabilidade e respeito em manifestações futuras.
Fonte: D24am.