Santa Isabel do Rio Negro – Dois homens estão desaparecidos desde terça-feira (14) em uma área de floresta conhecida como Rio Preto, no município de Santa Isabel do Rio Negro, (a 630 quilômetros a noroeste de Manaus). Os dois, identificados como ‘Pirarara’ e ‘Sebastião’, trabalhavam na extração da piaçava e não retornaram de suas atividades.

De acordo com um vídeo que circula nas redes sociais, um homem, que não se identifica pede que o registro de ajuda seja compartilhado nos grupos de notícias.
“Bom dia, pessoalzinho do grupo aí do Rio Preto e do Rio Padeliri. Eu queria informar que nós temos dois piaçabeiros desaparecidos. Um é o ‘Pirarara’ e o outro é o Sebastião, na mediação ali do Lago Preto. E estão que eles estão aí pro Rio Preto. Se puderem dar informação, a gente agradece. É caráter de urgência que nós estamos acionando aqui a Defesa Civil e o Exército pra ver se a gente consegue fazer umas buscas atrás deles. É esse o nosso papel hoje, é tentar ajudar o nosso pessoal que está no mato”, diz o homem no registro compartilhado.
A área de desaparecimento, no Rio Preto, é notória pela produção de piaçava, mas apresenta severas dificuldades logísticas. A região é de difícil acesso e está situada a uma distância de mais de 200 quilômetros da sede de Santa Isabel do Rio Negro, o que complica e atrasa o início e a condução das operações de busca.
Até o momento, não há informações detalhadas sobre as causas do desaparecimento.
*Piacabeiros são os trabalhadores que extraem e processam a fibra da piaçava, uma palmeira nativa da Amazônia, principalmente nas regiões do Rio Negro. Eles possuem um conhecimento profundo sobre a extração da fibra, que é usada para fazer vassouras e outros produtos, e são frequentemente vistos como uma categoria social que inclui indígenas e ribeirinhos.
Veja vídeo
Fonte: D24am.


