Portal Online Multimidia

Segurança pública vira trunfo de Lula para 2026 e mira cooperação com EUA

Em um movimento claro de construção antecipada de narrativa para a disputa presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afina o discurso e reposiciona a segurança pública como eixo central da estratégia eleitoral, ao articular uma reorganização estrutural da política nacional, ao condicionar a criação de um ministério a mudanças constitucionais e orçamentárias e ampliar, simultaneamente, a cooperação internacional no combate ao crime organizado e ao narcotráfico.

Nessa proposta, na última semana, Lula afirmou que encaminhou informações ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o objetivo de estimular uma cooperação direta entre os dois países no enfrentamento ao crime organizado e ao narcotráfico.

Segundo Lula, os materiais enviados foram preparados por diferentes órgãos brasileiros e incluem dados estratégicos para as investigações. “Mandei material preparado pela minha Receita Federal, pela Polícia Federal, mandei as empresas, mandei os cinco navios que estão presos aqui”, declarou em entrevista ao portal UOL.

O presidente relatou, ainda, ter apresentado um caso específico às autoridades norte-americanas. “Disse: essa pessoa mora em Miami. Se quiser combater o crime organizado, pode começar a me entregar esses. Mandei fotografia da casa e endereço”, afirmou.

Para aprofundar o diálogo, Lula adiantou que pretende levar uma comitiva à próxima viagem aos Estados Unidos, composta pelo ministro da Justiça, o diretor-geral da Polícia Federal, o secretário da Receita Federal e o procurador-geral da República. “Se quiser combater o crime organizado e o narcotráfico, o Brasil está aqui na linha de frente”, disse, ao defender uma atuação coordenada.

 

Crédito: Kleber Sales/CB/D.A.Press)

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!

error: Proibido a republicação deste conteúdo