A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da gestão da prefeita Macelly Veras iniciou a aplicação gratuita do contraceptivo Implanon nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maués. Até essa segunda-feira, 9/2, 73 mulheres já receberam o método de longa duração, que oferece proteção contraceptiva por até três anos. Ao todo, o município recebeu 223 unidades, com meta inicial de inserção de 25 dispositivos por UBS, além da ampliação gradual do serviço para a zona rural.
As primeiras aplicações começaram na semana passada e já foram realizadas nas UBSs Sérgio Leite (18), Aracy (14), Santa Tereza (9), Irmã Verônica (8), Cecília Oliveira (14) e Jorge Brito (13).
A expansão para a área rural já está em andamento, iniciando pela comunidade Bom Jesus, garantindo que mulheres ribeirinhas também tenham acesso ao método.

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Katiele Queiroz, a chegada do Implanon é resultado de um processo técnico, planejado e responsável. “Para que o método chegasse a Maués, passamos por várias etapas de preparação. Médicos e enfermeiros do município participaram de treinamentos em Manaus e, agora, estamos iniciando as inserções em mulheres em idade fértil, adolescentes, mulheres em situação de vulnerabilidade social, ribeirinhas e indígenas, sempre com acompanhamento e orientação adequada”, explicou Katiele.
O Implanon é destinado a mulheres em idade fértil que atendam aos critérios estabelecidos em protocolo, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social, como ribeirinhas, indígenas, adolescentes acompanhadas por responsável legal, mulheres em tratamento de saúde específico ou com contraindicação a outros métodos. A indicação segue avaliação clínica e não é realizada em casos de contraindicações absolutas, como gravidez ou câncer de mama ativo, conforme normas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A prefeita Macelly Veras destacou que a iniciativa representa um avanço na política pública de saúde e no cuidado integral com as mulheres. “Estamos garantindo mais autonomia, proteção e dignidade às mulheres de Maués. O Implanon chega como uma política de saúde séria e responsável, baseada em critérios técnicos, capacitação profissional e, acima de tudo, respeito à realidade de quem mais precisa do serviço público”, afirmou Macelly Veras.
Para mais informações sobre a elegibilidade para inserção do implante subdérmico, as interessadas devem procurar a UBS mais próxima. A gestão municipal reforça que o serviço é gratuito e seguro, fortalecendo o planejamento reprodutivo e o cuidado integral à saúde da mulher em Maués.


