Portal Online Multimidia

Rabdomiólise: Casos de doença relacionada à ingestão de peixe contaminado são registrados no município de Itacoatiara

Foto Divulgação

Por Redação – maio 27/05/2021

A secretaria de Saúde do município de Itacoatiara, registrou 02 ( dois) Casos de Rabdomiólise,e alerta aos médicos a ficarem atentos para identificar com rapidez e precisão a doença .

A doença de Haff é um tipo de rabdomiólise humana caracterizada pelo início repentino de rigidez muscular inexplicada e um nível elevado de creatina quinase sérica (CPK) dentro de 24 horas após o consumo de certos tipos de peixes.

Pesquisa da Fiocruz

Uma pesquisa da Fiocruz intitulada Clinical and laboratory evidence of Haff disease – case series from an outbreak in Salvador, Brazil, December 2016 to April 2017, que estudou 15 casos ocorridos durante um surto da doença em Salvador, na Bahia, apontou que 14 pacientes tinham ingerido peixe cozido das espécies ‘Olho de Boi’ (Seriola spp), também conhecido como Arabaiana, ou ‘Badejo’ (Mycteroperca spp).

“Apenas uma pessoa não teria comido peixe, mas consumiu um prato de comida baiana com possíveis subprodutos de peixe. Oito pacientes relataram urina escura compatível com mioglobinúria e uma erupção cutânea leve foi observada em quatro. Onze casos faziam parte de quatro grupos familiares, enquanto que quatro casos isolados também foram identificados. Treze pacientes foram hospitalizados, metade deles por menos de 3 dias. A idade dos enfermos variou entre 14 e 75 anos”.

Não há consenso sobre como o peixe é contaminado. Alguns especialistas afirmam que é por causa do mau acondicionamento do pescado. Outros, que a toxina vem de algas contaminadas consumidas pelo animal.

Após comer o peixe a toxina vai para os músculos da pessoa, provocando dores musculares e afetando os rins. Entre os sintomas estão dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café. A urina escura é uma consequência da necrose muscular, provocado pela síndrome.

Confira outros sintomas que a doença pode causar:
– Náusea;
– Vômito;
– Diarreia;
– Febre;
– Vermelhidão na pele;
– Falta de ar;
– Dormência no corpo;
– Insuficiência renal.

Na presença desses sintomas, principalmente se for notado escurecimento da urina, é importante que a pessoa consulte um médico para que seja possível avaliar os sintomas e realizar exames que ajudem a confirmar o diagnóstico.

Caso a pessoa contraia a Síndrome de Haff, o tratamento indica a ingestão de bastante água, para o corpo se manter hidratado e analgésicos, para aliviar as dores.

há relatos da doença relacionada a outros peixes de água doce, como o tambaqui, muito consumido na região amazônica.

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!