Portal Online Multimidia

Covid-19: variante que chegou pela Copa América é mais transmissível e tem mutação inédita

 

Covid: variante que chegou pela Copa América é mais transmissível e tem mutação inédita. A variante B. 1.621 foi oficialmente detectada no Brasil, em dois homens que integravam as delegações de Equador e Colômbia, que disputaram a Copa América durante as últimas semanas.
Esses casos de covid-19 foram diagnosticados em Cuiabá, pelo Laboratório Central do Mato Grosso (Lacen-MT), que enviou amostras para análise genética no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
A notícia de que essa nova versão do coronavírus está em nosso território veio na segunda-feira (12/7), após a confirmação do próprio instituto e do governo de Mato Grosso. Mas o que essa variante tem de diferente e o que a ciência já conhece sobre ela?
A B.1.621 foi descrita pela primeira vez em janeiro de 2021, na Colômbia. De lá para cá, ela já se espalhou para outros 19 países das Américas e da Europa, segundo o site Pango Lineages, que reúne especialistas em vigilância genômica de várias universidades e centros de pesquisa.
Por ora, os locais com mais casos de covid-19 relacionados a essa variante são Estados Unidos, Colômbia, Espanha, México e Holanda.

Com informações: BBC News

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!