Apesar da desistência do Princesa, oficializada nesta quarta-feira, o Campeonato Amazonense 2020 segue com o mesmo regulamento e programado para iniciar no dia 10 de fevereiro. Em reunião virtual do Conselho Técnico, Federação Amazonense de Futebol (FAF) e os sete clubes bateram o martelo em relação a tabela, custos logísticos e protocolo de saúde para a disputa da competição.
No dia 10 de fevereiro, abertura da competição, haverá uma rodada dupla na Arena da Amazônia: Amazonas FC x Nacional e Manaus x Penarol, ambos pelo grupo A, se enfrentam no estádio. No mesmo dia, mas pelo grupo B, Fast e Iranduba duelam no estádio Ismael Benigno (Colina). O São Raimundo folga.
O encontro durou duas horas e contou com a participação de cinco dos sete clubes que disputarão o certame – Fast e Iranduba, mas uma vez, estiveram ausentes.
– Foi mais uma reunião de alinhamento, de ajustes para a disputa do torneio que vai definir os representantes do Amazonas nas competições nacionais neste ano – explicou o diretor de competições da FAF, Roberto Peggy.
Sem grandes mudanças no que já havia sido discutido com os clubes, a tabela foi mantida e definido locais, dias e horários das partidas, além da retirada dos jogos envolvendo o Tubarão do Norte. Todos os custos logísticos de cada jogo serão dividido igualmente entre as equipes e, nos próximos dias, a FAF vai divulgar a Diretriz Técnica Operacional, com detalhes sobre o protocolo de saúde.
Fórmula de disputa
O torneio será disputado em três fases. Na primeira, as sete equipes ficarão divididas em dois grupos: A (Manaus, Amazonas, Penarol e Nacional) e B (Fast, São Raimundo e Iranduba).Os grupos foram definidos através de sorteio, sendo que Manaus FC e Fast, melhores posicionados no ranking de clubes da CBF, foram cabeças de chave.
Na primeira fase, os clubes se enfrentam, em turno único, dentro de seus grupos, e os dois melhores classificados vão para as semifinais, que serão disputadas em confrontos olímpicos: 1º do A x 2º do B e 1º do B x 2º do A. As equipes de melhor campanha contarão com o mando de campo, mas não com a vantagem do empate. Ou seja: se a igualdade persistir, a vaga na decisão será decidida nos pênaltis.
Os dois finalistas garantem as duas vagas na Copa do Brasil de 2021, além, é claro, de disputarem o título da competição. Da mesma forma que nas semifinais, a decisão não terá vantagem para um ou outro. Já os perdedores disputam a terceira posição, que vai servir para indicar uma vaga na Série D – já que o Manaus FC, por estar na Série C, não disputa esta vaga.
Confira a tabela detalhada
Primeira rodada (10/02)
- 16h – Amazonas FC x Nacional-AM – Arena da Amazônia
- 18h30 – Manaus FC x Penarol-AM – Arena da Amazônia
- 20h – Fast x Iranduba – Colina
Segunda rodada (13/02)
- 15h30 – Penarol x Nacional – Floro de Mendonça
- 16h – Manaus x Amazonas – Arena da Amazônia
- 16h – Iranduba x São Raimundo – Colina
Terceira rodada (16/02)
- 15h30 – Penarol x Amazonas – Floro de Mendonça
- 16h – Nacional X Manaus – Arena da Amazônia
- 16h – São Raimundo x Fast – Colina
Semifinais (19/02)
Final e disputa do terceiro lugar (22/02)


