Da Redação Online Multimídia
Durante a 273ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Itacoatiara, ocorrido nesta segunda-feira,24/06, o vereador Arnoud Lucas, do Partido Podemos, usou a tribuna parlamentar para explanar as últimas situações ocorridas no município em benefício ao senhor Mário Bouez Abrahim, do partido Republicanos, prefeito da cidade. Arnoud em sua fala diz que foi surpreendido com o novo Juiz criminal na Comarca de Itacoatiara, Fábio Lopes Alfaia, que vem trazendo processos que tinha parecer para para serem arquivados pelo Ministério Público do Amazonas, mandando remeter o processo para o Tribunal de Justiça.
Lucas afirma ainda que o Juiz que está a frente da Comarca de Itacoatiara, Fábio Alfaia, tem um ficha suja na cidade de Coari-AM, quando o Conselho Nacional de Justiça- CNJ, afastou do cargo de Juiz para investigar a conduta da suposta participação em organização criminosa na cidade de Coari, em 2023. O suspeito foi acusado de falta funcional na condução de processos judiciais, com recebimento de valores indevidos.
Ainda na tribuna Parlamentar, o vereador do Partido Podemos, citou o suposto atentado ocorrido no última quinta-feira,20/06 na casa de um amigo, onde Portais de Notícias locais estiveram cobrindo o acontecido, onde o Sr. Ribamar Rios, supostamente ofende o atual gestor do município com ameaças e dias após, os veículos de comunicação são notificados pelo Juiz Fábio Alfaia, para a remoção do conteúdo jornalístico das plataformas de forma imediata, caso contrário a multa seria de R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais), diário. Arnoud classifica esta decisão do Juiz como censura à imprensa.
“Eu nunca vi um portal de notícias ser censurado pela fala dos outros, até porque eles são jornalistas”. Disse Lucas.
Vereador é intimado a remover vídeo
Já durante a 273ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Itacoatiara, ocorrida nesta terça-feira,25/06, o vereador Arnoud Lucas, recebeu uma intimação da justiça para retirar o vídeo das suas mídias sociais onde cita o procurador do município de Itacoatiara Ramon Caggy, ex-assessor de Fábio Alfaia em Coari. Constrangido com o seu nome mencionado na câmara municipal de Vereadores, Ramon Caggy pediu para que a justiça mandasse um pedido de remoção de conteúdo do vereador.
Arnoud, por ser parlamentar, disse que irá recorrer e afirmou que possui imunidade material de palavras ditas na tribuna, conforme a CF,Lei orgânica do município de Itacoatiara e Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
“Se um vereador que tem imunidade material não pode falar nada, imagina um cidadão”. Finalizou.



