Portal Online Multimidia

Aporte da Eletrobras e crédito tributário reduzem reajustes de 3 distribuidoras

(Reuters) -O aporte de 5 bilhões de reais da Eletrobras para modicidade tarifária e a devolução de créditos tributários aos consumidores de energia elétrica contribuíram de forma relevante para reduzir os reajustes anuais de três distribuidoras.

A agência reguladora Aneel aprovou nesta terça-feira reajustes tarifários médios para o ano de 2022 de 8,80% para a Cemig, de 10,98% para a RGE Sul e de 4,90% para a Copel.

Os índices ficaram bem abaixo das altas superiores a 20% homologadas para várias distribuidoras no início do ano, que provocaram insatisfação e reação de parlamentares.

Nesses três casos, o principal fator de atenuação das tarifas foi a reversão, aos consumidores, de créditos tributários decorrentes da “tese do século” do Supremo Tribunal Federal, que decidiu excluir o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.

Na Cemig, a devolução desses créditos reduziu em 15,20 pontos percentuais os componentes financeiros embutidos no cálculo das tarifas da concessionária. Na RGE Sul, o efeito foi de 7,30 p.p. negativos, e na Copel, de 13,3 p.p. negativos.

 

Informações ISTOÉ

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!

error: Proibido a republicação deste conteúdo