Portal Online Multimidia

Após percorrer rio, vacinas chegam a comunidade rural de Manaus para imunizar idosos contra Covid-19: ‘É uma esperança’

Foto: Matheus Castro

 

Se vacinar a população de uma cidade grande contra a Covid-19 já é difícil, por conta da logística, que vai desde o armazenamento das doses, definição de grupos prioritários, fake news e também a falta de mais imunizantes, imagina fazer todo esse processo em uma comunidade rural, cujo único acesso é de barco, distante dos grandes centros urbanos. Esse é o caso da comunidade Agrovila, na área ribeirinha de Manaus, que recebeu a primeira fase da imunização dos idosos de 69 a 65 anos na terça-feira (9).

Para chegar até o local, o grupo de agentes de saúde da Prefeitura de Manaus e militares da Marinha, que ajudam na operação, percorreram um pouco mais de 20 minutos de ‘rabeta’ – uma espécie de barco menor e mais rápido -, sob o “caldoso” Rio Negro.

A agente de saúde da UBS local, Maria Ione, foi a responsável por fazer a busca ativa dos idosos que receberam a imunização. Ela trabalha na comunidade há 10 anos e explicou como é feito o trabalho de acompanhamento das famílias. A sensibilidade e a proximidade com as pessoas são características marcantes no seu trabalho, cansativo, mas feito com muito amor.

 

Com informações: G1 AM

 

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!