Uma ação internacional de grande porte, com participação da Polícia Federal (PF), resultou na apreensão de aproximadamente 1,3 tonelada de entorpecente no Oceano Atlântico, durante a interceptação de uma embarcação brasileira em águas internacionais em 1º de fevereiro deste ano.
A abordagem foi realizada por uma embarcação militar da França, após o compartilhamento de informações de inteligência entre agências de segurança de diferentes países e organismos especializados no combate ao tráfico transnacional.
As análises apontavam que organizações criminosas sul-americanas estariam utilizando rotas oceânicas para o envio de grandes cargas de drogas a mercados estrangeiros.
Segundo a PF, o Brasil contribuiu com dados estratégicos sobre padrões de navegação, perfis de embarcações, logística utilizada por grupos criminosos e possíveis corredores marítimos empregados para o transporte de entorpecentes.
O cruzamento dessas informações permitiu localizar a embarcação suspeita e planejar a ação de interceptação.
Após a apreensão da carga, três tripulantes brasileiros foram mantidos sob custódia das autoridades estrangeiras e, no dia 5 de fevereiro, transferidos à Polícia Federal no Porto do Mucuripe, em Fortaleza.
Investigadores da PF embarcaram na fragata responsável pela interceptação para realizar os trâmites formais e conduzir os presos à Superintendência Regional da corporação.
Os detidos poderão responder por tráfico internacional de drogas e permanecem à disposição da Justiça.
Fonte: Metrópoles


