Portal Online Multimidia

Casos de dengue no Amazonas sobem para mais de 1.300, aponta FVS-AM

O número de casos confirmados de dengue no Amazonas subiu para mais de 1.300, segundo o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), na quinta-feira (15). O estado tem três mortes pela doença em investigação, conforme o Ministério da Saúde.

De acordo com o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas, no período de 1º de janeiro até esta quinta-feira (15), foram 1.383 casos confirmados de dengue no estado por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos.

O Amazonas também contabiliza três mortes em investigação pela doença, segundo o Ministério da Saúde. As mortes foram registras em Coari, Lábrea e Manaus.

Com o informe, além de apresentar o total de notificações de casos suspeitos, a FVS-AM passou a divulgar casos confirmados de dengue por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico.

A mudança na divulgação segue orientação do monitoramento nacional de arboviroses do Ministério da Saúde e representa um detalhamento epidemiológico necessário para melhor compreensão do cenário.

Vacinas começam a ser distribuídas

 

A FVS-AM começou a distribuição de doses da vacina contra dengue para Secretarias Municipais de Saúde, nesta quinta-feira (15). Ao total, o estado recebeu 78.760 doses e Manaus é o primeiro município a fazer a retirada dos imunizantes.

As doses foram recebidas pelo Amazonas no último sábado (10). Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde, como estratégia complementar ao enfrentamento à doença.

FVS inicia distribuição de doses da vacina contra dengue para Secretarias Municipais de Saúde no AM. — Foto: Carolina Diniz/Rede Amazônica

FVS inicia distribuição de doses da vacina contra dengue para Secretarias Municipais de Saúde no AM. — Foto: Carolina Diniz/Rede Amazônica

A vacina contra a dengue será destinada a 12 municípios do Amazonas:

  1. Manaus,
  2. Iranduba,
  3. Presidente Figueiredo,
  4. Rio Preto da Eva,
  5. Barcelos,
  6. São Gabriel da Cachoeira,
  7. Careiro,
  8. Nova Olinda do Norte,
  9. Manaquiri,
  10. Santa Isabel do Rio Negro,
  11. Autazes,
  12. Careiro da Várzea.

 

Prevenção à dengue

 

A estratégia mais eficaz de prevenção à dengue é evitar que o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, se reproduza. A eliminação de criadouros inclui evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.

Ações de combate a dengue são realizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). — Foto: Divulgação/FVS-AM

Ações de combate a dengue são realizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). — Foto: Divulgação/FVS-AM

Manter quintais e áreas ao redor das casas limpas e livres de entulho também é estratégico para reduzir os locais de reprodução do mosquito. A FVS recomenda, ainda, a estratégia de vistoriar semanalmente, em dez minutos, o espaço residencial ou profissional para eliminar criadouros.

*Com informações G1 AMAZONAS