O município de Envira (a 1.208 quilômetros a sudoeste de Manaus), transformou a segunda-feira (29) em uma noite de terror e pânico. Após receber uma rara visita de um ministro de Estado, Silvio Costa Filho, a cidade mergulhou em um clima de caos e violência extrema desencadeado por facções criminosas. Os ataques, iniciados após a partida da comitiva federal, foram uma retaliação à morte de dois adolescentes em confrontos com a polícia, durante assalto a uma lotérica.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, viajou a Envira, uma das cidades mais isoladas do Amazonas, para a inauguração do Porto local. O evento, que contou com a presença de senadores, deputados e outras autoridades, exigiu uma escala e troca de aeronave em Eirunepé, devido à limitação da pista de Envira para receber apenas aviões de pequeno porte.
No entanto, o clima de festa e inauguração já convivia com uma tensão. Paralelamente à chegada das autoridades, a cidade vivia um prenúncio de violência ligado ao tráfico de drogas. Antes mesmo da aterrissagem do ministro, dois adolescentes supostamente envolvidos com o crime organizado foram mortos em um confronto com a Polícia durante assalto a uma lotérica.
Após a comitiva ministerial deixar o município, membros da facção invadiram as ruas da cidade, promovendo uma série de ataques coordenados. Ônibus foram incendiados, a garagem da frota de ônibus do município foi um dos principais alvos, resultando na perda de veículos essenciais para o transporte, casas foram invadidas e incendiadas e diversos outros pontos da cidade foram alvos de fogo e depredação.
A situação em Envira segue em desenvolvimento. Novas informações serão atualizadas assim que disponíveis.
Veja vídeos: