Manaus – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontrou, nesta segunda-feira (16), o corpo de uma pessoa durante as buscas pelos sete desaparecidos no naufrágio da lancha no Encontro das Águas, em Manaus. Não há confirmação de que o corpo encontrado seja de um dos sete passageiros desaparecidos.

Conforme a corporação, as equipes de busca localizaram o corpo nesta manhã no Rio Amazonas. A remoção está sendo realizada para a base fluvial do CBMAM, no Porto de Manaus, e, posteriormente, para o Instituto Médico Legal (IML). A ocorrência continua em andamento, e novas informações serão repassadas em coletiva de imprensa no fim da tarde.
As buscas pelos desaparecidos continuam. Na noite de domingo (15), o CBMAM informou que as equipes já percorreram mais de 10 quilômetros rio abaixo em busca das vítimas. A partir desta segunda-feira (16), o posto de atendimento montado para suporte aos familiares passou a funcionar no Porto Privatizado de Manaus, das 8h às 18h.
A operação mobiliza 25 mergulhadores, seis embarcações, drones e um helicóptero. Em coletiva, o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, destacou a complexidade da força-tarefa, citando fatores hidrodinâmicos do Encontro das Águas, como correntes de arrasto, diferença de densidade entre os rios, formação de redemoinhos e condições meteorológicas adversas. Segundo ele, uma chuva torrencial registrada nesta segunda-feira chegou a inviabilizar parte das buscas no período da tarde.
Para ampliar a capacidade operacional, a corporação passou a utilizar três sonares subaquáticos — dois para leitura do leito do rio e um para detecção de metais — enviados pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, além do reforço de cinco militares. A atuação conjunta é adotada em ocorrências de alta complexidade.
Desde o registro do naufrágio, uma força-tarefa envolve órgãos estaduais como Defesa Civil, Seas, SES, Polícias Militar e Civil e a Secretaria de Segurança Pública, atuando de forma integrada no apoio às buscas, ao salvamento e à assistência às famílias.
A lancha naufragou na sexta-feira (13), próximo ao Encontro das Águas, quando seguia de Manaus para Nova Olinda do Norte. Mais de 70 pessoas foram resgatadas com vida. Duas mortes haviam sido confirmadas: Samila de Souza, de 3 anos, e Lara Bianca, de 22, estudante de odontologia. Os corpos foram liberados pelo IML no sábado (14).
Entre os desaparecidos estão o cantor Fernando Grandêz, conhecido no cenário musical de Manaus; um idoso conhecido como “seu Almeida”; e três mulheres identificadas como Patrícia Silva, Ana Carla e Poliana. Outras duas pessoas seguem desaparecidas, sem identificação divulgada.


