Portal Online Multimidia

Em Itapiranga e Silves, agricultores recebem cursos técnicos voltados a negócios sustentáveis

Em Itapiranga e Silves, interior do Amazonas, agricultores de comunidades rurais estão participando de um curso que ensina a conciliar o cultivo agrícola e conservação de recursos naturais.

A capacitação é oferecida pela Eneva, uma operadora nacional de gás natural.

No município de Silves, a capacitação tem em sua grade a realização de oficinas, que também vai ensinar técnicas de aprimoramento de produções como compostagem e exploração otimizada das diversidades naturais disponíveis.

Já em Itapiranga, o projeto ‘Elas Empreendedoras’ reúne a teoria e prática para ajudar mulheres da região a incrementar suas rendas e ganhar o protagonismo. Oficinas com foco na alimentação e artesanato foram feitas com esse público.

A partir de agora, a capacitação vai atuar no aprimoramento das habilidades das mulheres, com especializações nas áreas de administração, gestão financeira e associativismo.

Projeto realizado na comunidade de Itapiranga. — Foto: Divulgação/Eneva

Projeto realizado na comunidade de Itapiranga. — Foto: Divulgação/Eneva

O resultado do trabalho vai ser exposto em Feira Empreendedora, em que as mulheres vão conseguir incrementar seus orçamentos e resultados.

A previsão é que o projeto também seja expandido para Silves, onde um grupo de moradoras já foi indicada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Operações no Campo Azulão

 

A Eneva opera o campo de Azulão na região de Silves e Itapiranga. O empreendimento inaugurou a exploração de gás natural da Bacia do Amazonas e recebeu investimentos de R$ 1,9 bilhão no projeto integrado que inclui a instalação da termelétrica de Jaguatirica II, em Roraima. No projeto, será utilizado o gás natural de Azulão como insumo na geração da energia elétrica que vai assegurar o suprimento do estado.

Por G1 AMAZONAS