Portal Online Multimidia

Em pleno século XXI, Prefeitura de Itapiranga volta no tempo e distribui água em caminhão-pipa para a população

Em pleno século XXI, moradores da cidade de Itapiranga, no interior do Amazonas, enfrentam uma realidade que lembra tempos passados: a água potável chega em caminhões-pipa. A medida, adotada pela Prefeitura, tem gerado indignação entre a população, que há anos convive com a falta de abastecimento regular.

O problema, considerado crônico no município, ainda não recebeu uma solução definitiva da gestão do prefeito Thiago Lima. Há cerca de um mês, nossa equipe de reportagem questionou o prefeito sobre a situação. Na ocasião, ele respondeu: “A água potável é um desafio grande que em 8 meses de mandato ainda não conseguimos solucionar, mas vamos trabalhar para solucionar.”

Na prática, entretanto, a única medida adotada pela administração foi recorrer a uma estratégia antiga: utilizar caminhões-pipa para distribuir água em alguns bairros, solução vista como paliativa .

Segundo um comunicado da Prefeitura, a ação tem como objetivo “garantir o abastecimento da população afetada pela estiagem”. A justificativa, porém, não convenceu parte da população, que cobra soluções estruturais para um problema histórico.

Moradores relatam que a cidade possui poços, porém a falta de bombas impede o funcionamento regular do abastecimento. Segundo eles, a Prefeitura tem retirado bombas de um poço para instalar em outro, realizando um revezamento improvisado que não resolve o problema de forma definitiva.

 

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!