Durante o recorte, a diminuição que mais chama atenção é a de hoje, com 20cm de queda, a maior já registrada neste período de vazante. Desde o início do processo de vazante o Rio Negro já desceu 4,29m, em Manaus
O nível do Rio Negro desceu 1,31 metro no acumulado dos últimos sete dias e atingiu 22,56 metros, em Manaus. A cota está abaixo da normalidade, diz o Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O ritmo de descida no rio que banha a capital amazonense se acentuou na semana de comparação, entre esta terça-feira (20) e a última (13). Durante o recorte, a diminuição que mais chama atenção é a de hoje, com 20cm de queda, a maior já registrada neste período de vazante. Desde o início do processo de vazante o Rio Negro já desceu 4,29m, em Manaus.
A cota atual, de 22,56m está 2,6 metros abaixo do que foi registrado no dia 20 de agosto de 2023, quanto o nível do rio estava em 25,16m. Os dados são do Porto de Manaus, responsável pelo monitoramento diário. De acordo com o SGB, nível deste ano está 1m abaixo da normalidade e tem influência das calhas do Solimões e Alto Rio Negro.
“O rio Solimões registrou descidas acentuadas em Tabatinga na semana passada e atingiu a cota de 2 cm no fim de semana, que representa a terceira maior vazante junto com os anos de 2005 e 2022. Estabilizou e agora voltou a subir, mas o comportamento de descida intensa já é sentido em Manacapuru por exemplo” explicou pesquisadora do SGB, Jussarra Cury.
Fonte: Acrítica*