Portal Online Multimidia

FAB encontra destroços que podem ser de bimotor que caiu em Ubatuba

São Paulo – Destroços de uma aeronave no mar foram localizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta quinta-feira (25/11) e podem ser do avião bimotor que caiu nas proximidades de Ubatuba, no litoral de São Paulo.

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba (ARCC-CW), unidade da FAB, informou ao Metrópoles que partes de uma aeronave foram encontradas por volta de 6h25 na mesma região onde caiu o bimotor. A localização foi repassada aos órgãos de busca marítima e os voos continuam.

O desaparecimento da aeronave de prefixo PP-WRS foi comunicado à Força Aérea na noite de quinta-feira. No entanto, as buscas na área delimitada e o salvamento dos tripulantes só foram iniciadas às 4h15 desta quinta-feira (25/11) seguindo normas internacionais, segundo a FAB.

Os militares utilizaram óculos de visão noturna (NVG, sigla em inglês para Night Vision Goggles) para procurar os destroços, localizados pela manhã. A aeronave modelo PA-34-220T estava registrada como propriedade do copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, que estava a bordo. O bimotor não tinha autorização para fazer táxi aéreo.

Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro informou ao Metrópoles que a ação de resgate às vítimas está sendo realizada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaer). Também atuam na operação de resgate a Marinha, Capitania dos Portos e Defesa Civil.
O acidente aconteceu em uma área de mar aberto na região de Ubatuba, São Paulo. No entanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro disponibilizou uma equipe para dar apoio à Aeronáutica. A aeronave partiu de Campinas, no interior de São Paulo, com destino ao aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O acidente ocorreu por volta das 21h.

A bordo estavam três pessoas: comandante, copiloto e passageiro. O Corpo de Bombeiros de SP confirmou que o acidente aconteceu em uma área de mar aberto na região de Ubatuba, São Paulo. Entre as pessoas, está o copiloto identificado como José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos.

Desespero da família

A família do copiloto foi avisada às 21h sobre a queda. A mãe do rapaz, a terapeuta holística Ana Regina, acompanhava o voo e perdeu o contato logo depois da decolagem, por volta de 20h. Foi a mulher quem acionou as autoridades.

Em um vídeo enviado à TV Globo, Ana Regina, mãe do jovem, relata as dificuldades de encontrar o filho.

“Foi acionado todos os órgãos para fazer a busca. Tudo desencontrado. Um não sabia de nada. O outro não sabia de nada também. Ligamos para a companhia dos portos, para vários órgãos. Só iam começar a busca agora pela manhã, porque não era da jurisdição de um ou de outro”, contou a mulher bastante abalada.

 

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!