Em 2024, a Globo vai transmitir, pela primeira vez, o evento folclórico mais importante do Norte do Brasil: o Festival de Parintins.
No meio da floresta, uma cidade dividida em duas cores; e elas estão por todo lugar. A cultura move Parintins, a cerca de 350 quilômetros de Manaus. Garantido e Caprichoso, dois bois que mexem com os sentimentos.
A casa vermelha da técnica de enfermagem Valdineia Evangelista já diz tudo.
Na casa azulada da dona Ana Maria, vermelho não entra.
Essa rivalidade centenária começou como uma brincadeira de rua. Junto com a cultura, cresceu também o palco da disputa, que com as cores, acabou se tornando ponto de referência da divisão dos lados da cidade.
Desde 1988 é no Bumbódromo que essa rivalidade ganha vida. É onde Garantido e Caprichoso se enfrentam em uma competição espetacular.
O festival de Parintins acontece em três noites, sempre no último fim de semana de junho. Por noite, Garantido e Caprichoso se apresentam com temas amazônicos por 2h30 cada um.
Em 2024, o vermelho traz “Segredos do Coração” e o azul vem com “Cultura: o Triunfo do Povo”. Nove jurados de outros estados analisam 21 itens, como coreografia e porta-estandarte.
O Festival de Parintins já é patrimônio cultural do Brasil e agora será transmitido para todo o país e para o mundo pela Rede Amazônica, Multishow, Globoplay e TV Globo, incluindo os canais internacionais.
O acordo foi assinado pelos presidentes do Boi Garantido, Fred Goés, e do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, com a presença do CEO do grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Junior, e do governador do Amazonas, Wilson Lima, do União Brasil. O diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas, Amauri Soares, participou via internet.
Fonte: G1*