A motivação para o assassinato do empresário Severino Gomes das Mercês, de 69 anos, no dia 17 de julho, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, foi financeira. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (8) pelo delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Três pessoas foram presas: Carlos Eduardo Nogueira dos Santos, de 27 anos, o “Japonês”, Richardson da Silva Pereira, de 22 anos, o “Jacaré”, e Rikelme Souza Araújo, de 21 anos.
Segundo o delegado Ricardo Cunha, o trio e mais três homens, que ainda estão foragidos, ficaram sabendo que a vítima tinha boas condições financeiras e morava sozinho, apenas com a neta, e resolveram roubá-lo. “Um desses presos, que é motorista de aplicativo, tinha ido levar um prestador de serviços para a residência desse empresário. Nesse trajeto, foi dito que o empresário era uma pessoa de bastante posse, idoso, que morava sozinho e solitário. Isso despertou a atenção do grupo que passou a monitorar esse senhor”, explicou.
Ainda segundo o delegado, o grupo estava altamente armado. Severino, no entanto, tinha posse de arma e acabou reagindo, surpreendendo o bando, mas foi atingido e morreu. Da casa, no entanto, nada foi levado. Os criminosos invadiram o local fingindo serem policiais e o crime foi filmado por uma câmera de segurança.
Outros três envolvidos ainda são procurados. Eles foram identificados como Ezequias Ramos dos Santos, de 39 anos, o “Saci”, Rikarison da Costa Antão, de 32 anos, o “Enrico”, e um terceiro é um adolescente. Informações sobre seus paradeiros podem ser repassadas, de forma anônima, pelo número (92) 98118-9535, disque-denúncia da DEHS, ou pelo 181, da SSP-AM.