Portal Online Multimidia

Hytalo Santos é preso em SP após denúncia de Felca

O influenciador paraibano Hytalo Santos foi preso nesta sexta-feira (15) em São Paulo, investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por suposta exploração e exposição de crianças e adolescentes em conteúdos para redes sociais. O caso ganhou repercussão nacional após denúncias do youtuber Felca, que apontou práticas de “adultização” de menores. As informações são da GloboNews.

Desde 6 de agosto, quando Felca — que tem mais de 4 milhões de inscritos — citou Hytalo em um vídeo, o influenciador se tornou alvo de medidas judiciais e de mandados de busca e apreensão, resultado de uma ação civil pública movida pelo MPPB.

Medidas impostas pela Justiça da Paraíba

Na última terça-feira (12), a Justiça determinou:

  • Suspensão das redes sociais do influenciador;
  • Desmonetização dos vídeos já publicados, impedindo retorno financeiro;
  • Proibição de contato com adolescentes mencionados nos processos.

Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de Hytalo em João Pessoa. Na quinta-feira (14), a polícia recolheu celulares e um computador. Segundo o juiz Antônio Rudimacy Firmino, havia autorização para arrombar portas caso necessário.

 

Fórum antecipou denúncia

A Fórum antecipou o caso em dezembro do ano passado, em texto do pastor Zé Barbosa. Na ocasião, ele escreveu que o Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciou uma investigação contra o influenciador digital Hytalo Santos, de 26 anos, por suspeita de exploração da imagem de menores de idade. Santos, que possui 17 milhões de seguidores no Instagram e 7 milhões no YouTube, aparece frequentemente em vídeos ao lado de adolescentes, muitos deles com menos de 18 anos, aos quais ele se refere como “Turma do Hytalo” ou “filhos”.

Os vídeos mais polêmicos do influenciador mostram os adolescentes usando roupas curtas, dançando músicas com teor sexual e respondendo a perguntas constrangedoras, como “já pulou a cerca?” e “já pegou mais de quatro na balada?”. Em outro conteúdo, ele aparece dançando funk com menores vestidos com uniformes escolares, ao som de músicas com letras explícitas.

O que diz a defesa

A defesa de Hytalo afirma que ele não sabia do cumprimento de mandados em uma de suas residências por se tratar de medida sigilosa. O influenciador nega todas as acusações e afirma estar à disposição para colaborar com as investigações.

“[Hytalo] reitera que jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes e que tudo restará definitivamente provado no curso da investigação”, declarou em nota.

 

 

 

 

*Com informações

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!