Da Redação Portal Online Multimidia
Manaus enfrenta, desde a tarde desta terça-feira (5), um incêndio de grandes proporções que atinge as instalações das empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, no Distrito Industrial II, zona leste da capital. Mais de 24 horas após o início, as chamas ainda não foram totalmente controladas, escancarando a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a queda nos investimentos do Governo do Estado.
Dados do Portal da Transparência apontam que, nos últimos três anos, os recursos destinados à compra de equipamentos para o CBMAM diminuíram 27%, mesmo com o aumento do número de ocorrências, sobretudo em áreas urbanas e zonas industriais.
O incêndio atinge uma das regiões mais estratégicas para a economia do Estado: o Polo Industrial de Manaus (PIM), responsável por cerca de 80% da arrecadação tributária do Amazonas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o desespero de trabalhadores e moradores, além do esforço das equipes para conter as chamas.
Em publicação nas redes sociais, o governador Wilson Lima afirmou que 148 bombeiros militares e 26 viaturas foram mobilizados para combater o incêndio.