Portal Online Multimidia

Itacoatiara-AM / Após questionamento de vereador ,  Comissão de Saúde fiscaliza UBS fluvial

Da redação: 11/08/2021

Na manhã desta Quarta feira (11), a comissão de saúde da Câmara municipal de Itacoatiara esteve na UBS fluvial do município, para apurar os questionamentos do Ver. Richardson aranha (PTB), segundo o relato do vereador em tribuna parlamentar nesta segunda feira (09) a UBS teria sido entregue pela gestão passada “Depenada”

Na sessão Plenária desta terça feira (10), o vereador enfatizou detalhes do que teria acontecido desde a entrega da UBS até os dias atuais , destacou ainda que o Ex – Prefeito  Antônio Peixoto , fez mudanças radicais na UBS , Prejudicando assim o seu funcionamento. Uma delas foi a implantação de um toldo além do que estava no projeto, sendo assim , em época de seca a UBS não entra em alguns pontos do rio arari ,para onde ela foi designada , e no período da cheia também não consegue passar ,pois a altura fica no mesmo nível da fiação do luz para todos.

PUBLICIDADE

O Parlamentar enfatizou um ponto importante, sobre os itens que deveriam estar na UBS ,um total de 1.350 , e só foram encontrados uma quantidade abaixo de 300 itens .

A comissão em saúde da Câmara municipal, esteve fazendo uma fiscalização ,para apurar se essas informações de fato existiam

Veja nas imagens

Em depoimento ao portal online Multimídia, o Presidente da comissão, o Ver. Dib Barbosa, afirmou que de fato a UBS esteve com o motor danificado, mas que já foi feito o reparo , falou ainda que os itens que não estavam na UBS teriam sido retirados para suprir as necessidades de postos de saúde na época de pico da pandemia, relatos repassados a ele pela coordenadora da UBS do interior.

Segundo o vereador , os atendimentos no rio arari não estão sendo afetados pois existem (3) barcos e (3) lanchas fazendo esse aparato . E que. “Basta pegar os itens que não estão sendo utilizados em outras UBS ,para repor novamente a UBS fluvial para iniciarem os atendimentos.
Disse o ver. Dib Barbosa.

Já o vereador Robson Siqueira, disse que a fiscalização foi feita , pois é o papel dos vereadores fiscalizar , e foi constatado que a UBS fluvial apesar de alguns itens não estarem presente , a mesma está em perfeito estado e pronta para funcionamento .
O vereador Robson disse também que sugeriu aos colegas parlamentares, que façam um requerimento indicativo para que a secretaria de Saúde disponibilize essa UBS ,retire- a do projeto original que é o Rio arari , para que ela possa atuar em locais que ela possa acessar .

Ouvimos o procurador do município  (Afonso), ele destacou que a equipe que trabalha na UBS estão atuando nos barcos em atendimentos no interior .disse ainda que a gestão atual recebeu a UBS fluvial inoperante, equipamentos trancados em salas .

PUBLICIDADE

Sobre o porque de a UBS Fluvial estar parada ,ele nos informou que o motivo seria de fato a altura do toldo , sendo alto além do que deveria está dificultando o acesso da UBS em algumas partes do rio arari. Mas está sendo revisado uma maneira de se possível fazer a retirada do toldo, para assim da prosseguimento aos atendimentos de saúde no interior.

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!