A grandiosidade do evento não se limitou apenas à programação artística, mas também à infraestrutura, com palco, som e iluminação de grandes proporções.
MANAUS–Na noite de domingo (31), um mar de mais de 100 mil pessoas se aglomerou no Parque Amazonino Mendes, no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, para celebrar a virada do ano. O evento, intitulado “Maior Réveillon de Todos”, organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), proporcionou uma experiência única aos moradores, descentralizando as festividades e levando programações também para Ponta Negra e Orla do Amarelinho, em Educandos.
A noite foi embalada por apresentações de artistas locais como DJ Hayden, Vanessa Auzier, Mikael, Tome Xote, Jessica Lima, Uendel Pinheiro, e a presença de renomadas atrações nacionais, incluindo JM Puxado, DJ Arana e Eduardo Costa.
“Preparamos a festa com muito carinho, para que toda a população das zonas Norte e Leste pudesse aproveitar a passagem de ano aqui no Parque Amazonino Mendes. Dessa vez, descentralizamos, levando programação para outros pontos como Ponta Negra e Orla do Amarelinho, em Educandos, para facilitar a logística para todo mundo. Manaus merece”, destacou Reginei Rodrigues, diretor-presidente da Manauscult.
A grandiosidade do evento não se limitou apenas à programação artística, mas também à infraestrutura, com palco, som e iluminação de grandes proporções. A tecnologia de alta resolução foi empregada para monitorar em tempo real todo o perímetro do Parque Amazonino Mendes, assegurando a ordem e a fluidez do evento.
O esquema de segurança foi robusto, envolvendo cerca de 140 guardas municipais coordenados pela Prefeitura de Manaus. Alberto Neto, secretário da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semseg), elogiou a operação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, que resultou na ausência de ocorrências.
“Não tivemos ocorrências. Tanto aqui no parque quanto na Ponta Negra e nos outros locais de show, houve uma operação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. Cada uma na sua esfera de atribuição, mas a prefeitura coordenando tudo”, afirmou Neto.
A colaboração entre secretarias municipais e estaduais, mediadas pelo Colegiado Municipal, desempenhou papel crucial na integração de diferentes áreas, garantindo uma abordagem abrangente que incluiu Saúde, Segurança, Assistência Social, Fiscalização Sanitária, Trânsito e Transporte.
A tão aguardada queima de fogos surpreendeu pela iniciativa da Manauscult de adotar fogos de baixo ruído, visando combater a poluição sonora e ambiental. Com duração de 10 minutos, o show pirotécnico foi acompanhado pela população, que aprovou a organização da festa.
Sara Alves, cabeleireira, expressou sua gratidão: “Eu só tenho a agradecer à prefeitura, porque lembrou da zona Norte e da zona Leste. Sempre somos esquecidos. Mas a festa ‘tá’ linda! A gente ‘tá’ muito feliz! Muita saúde para todos nós”.
Destaque também para a área destinada a Pessoas com Deficiências (PcDs), localizada no tablado com rampas de acesso na área interna do Front Stage. A iniciativa recebeu elogios de Daniele Balieiro, servidora pública: “É muito importante vocês pensarem na inclusão mesmo, para eventos dessa proporção. Aqui a gente vê o artista de perto e com segurança”.
Fonte: AMPOST