Em uma celebração ao Agosto Dourado, a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara, promove um grande “Mamaço Dourado” nesta sexta-feira (29/08). O evento, que tem início às 17h, na Praça do Mirante, às margens do Rio Amazonas, é o ponto alto de uma programação voltada para mães e gestantes, buscando desmistificar a amamentação por meio do ato coletivo que busca celebrar e fortalecer do ato em público.
A diretora da Afya Itacoatiara, Soraia Tatikawa, enfatiza que o evento é uma forma de combater o preconceito e mostrar que o ato de amamentar é natural e deve ser respeitado em todos os lugares. “Queremos mostrar que a mãe não precisa passar por isso sozinha. O evento vai contar com brindes e lanches para as participantes, além de palestras de profissionais da Afya”, afirma.
A iniciativa oferece um espaço de acolhimento e informação, onde as participantes poderão se conectar e receber apoio de profissionais de saúde. A programação inclui palestras, sessões de fisioterapia, maquiagem e atividades físicas, tudo para fortalecer o vínculo entre mães e bebês e empoderar as mulheres.
O “Mamaço Dourado” reforça o compromisso da Afya com a saúde materna e a formação humanizada de seus alunos. O termo “mamaço” teve origem na França em 2006 e se consolidou como um movimento mundial, ganhando força no Brasil durante a campanha nacional do Agosto Dourado. Simbolizado pela “qualidade padrão ouro do leite materno”, o mês celebra os múltiplos benefícios da amamentação, que vão desde a nutrição completa para o bebê até a prevenção de doenças maternas, como diabetes e câncer de mama.