Portal Online Multimidia

Maués intensifica campanha Outubro Rosa com mutirão de mamografia e ações nas UBSs

A gestão da prefeita Macelly Veras retomou, em abril, os exames de mamografia que estavam paralisados pela administração anterior. Nesse mês, a campanha Outubro Rosa, que atua na prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero, ganha força em Maués, com mutirão de exames e ações de orientação promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Durante todo o mês, o Centro de Biodiagnóstico Professor Edmundo Xavier realiza o mutirão de mamografia, com atendimentos de segunda a sexta-feira. Segundo a Coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Katiele Queiroz, o mutirão tem como objetivo ampliar o acesso ao exame e fortalecer a prevenção do câncer de mama, atendendo prioritariamente mulheres entre 50 e 74 anos.

Além do mutirão, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município intensificam o trabalho de orientação sobre o Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU). O exame é realizado nas UBSs para mulheres de 25 a 64 anos ou que já iniciaram atividades sexuais, garantindo maior cobertura na detecção precoce. Durante outubro, também estão sendo oferecidos testes rápidos para sífilis em todas as unidades de saúde.

A prefeita Macelly Veras reforça que a intenção é proporcionar atendimento preventivo, acolhedor e acessível, sem que as mulheres precisem se deslocar de Maués. “Estamos trabalhando para que o atendimento à mulher seja cada vez mais completo e humano aqui na nossa cidade. Estamos estruturando a Rede Silvia e, em breve, teremos um Centro de Saúde da Mulher, um espaço próprio para atendimento oncológico, preventivo e de saúde feminina”, afirmou.

As ações do Outubro Rosa fazem parte de uma política permanente de valorização da saúde da mulher e preparam o caminho para novas iniciativas, como o futuro Centro de Saúde da Mulher e a Rede Silvia, que oferecerão atendimento integral e humanizado a pacientes em diferentes etapas do câncer.

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!