A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu 18 pessoas durante a Operação Housekeeping 2, deflagrada entre terça (11) e quarta-feira (12), em Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e também no estado de São Paulo.
As ações miraram suspeitos de homicídio qualificado e extorsão mediante sequestroocorridos na capital e no interior.
Um dos presos é Josivaldo de Oliveira Ruas, 38 anos, capturado na avenida Nathan Xavier, bairro Novo Aleixo, zona norte. Ele é acusado de sequestrar e torturar um idoso no dia 3 de abril, no bairro Tancredo Neves, zona leste.
Segundo as investigações, a vítima foi retirada de casa por três homens e levada a um terreno baldio, onde foi obrigada a realizar transferências bancárias para os suspeitos.
Outro caso que levou às prisões foi o sequestro e homicídio de Renan Cavalcante da Silva, ocorrido em 8 de agosto.
Foram presos João Mário dos Santos Nascimento, Matheus Rodrigues de Almeida e Luna Mendonça Sales, apontados por manter Renan em cativeiro e levá-lo até uma área de mata na zona norte, onde foi executado a tiros.
De acordo com a polícia, João Mário teria participado diretamente da emboscada usada para atrair a vítima.
Durante a operação, também foi preso Giovanne da Silva Andrade, suspeito de assassinar Ezequiel Souza da Silva, de 19 anos, no bairro São José, zona leste. O crime teria sido uma retaliação de uma organização criminosa, após uma briga envolvendo o irmão da vítima.
A Polícia Civil informou que todos os detidos responderão por homicídio qualificado e extorsão mediante sequestro e permanecerão à disposição da Justiça.


