Portal Online Multimidia

Ministério da Economia indica que poderá elevar projeção oficial para o PIB de 2022

BRASÍLIA (Reuters) – Números da atividade do primeiro trimestre vieram acima do esperado pelo governo e dados indicam que a economia vai andar bem no segundo trimestre, disse nesta quinta-feira o subsecretário de Política Macroeconômica do Ministério da Economia, Fausto Vieira, sinalizando que será possível revisar para cima a projeção oficial do governo para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022.

Ao apresentar dados que mostram surpresas positivas na atividade, Vieira ponderou que a pasta não vai adiantar previsões da sua grade de parâmetros, destacando que os modelos de projeções do ministério ainda não foram colocados para rodar com as novas informações.

A estimativa atual do governo aponta para um crescimento de 1,5% no PIB de 2022. A próxima previsão será apresentada pela Secretaria de Política Econômica da pasta apenas em julho.

“A gente não adianta revisões da grade de parâmetros porque tem todo um processo, mas o dado (do trimestre) foi bom, foi melhor do que a gente esperava, e os dados para o segundo trimestre sinalizam que a economia vai andar bem também”, disse Vieira.

Na avaliação do chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos da pasta, Rogério Boueri, embora haja risco de o aperto monetário implementado pelo Banco Central segurar a atividade, o Ministério da Economia não acredita em possibilidade de reversão forte dos dados ou de recessão à frente.

De acordo com Boueri, mesmo que o PIB não tenha novos crescimentos adicionais a partir de agora, apenas o efeito de carregamento fará com que a atividade do país cresça aproximadamente 1,5% no fechamento deste ano.

 

Informações ISTOÉ

Opps: Este contéudo não pode ser copiado!

error: Proibido a republicação deste conteúdo