O Nordeste dos Estados Unidos enfrenta um desastre natural como poucas vezes se viu até hoje na região. A depressão tropical Ida trouxe inundações repentinas e tornados com dezenas de mortes confirmadas até o final da tarde desta quinta em Connecticut, Maryland, Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia e Virgínia, mas o número de vítimas deve aumentar.
Em Nova Jersey, 23 pessoas morreram na tempestade, de acordo com o governador Phil Murphy. A maioria foi de pessoas que foram apanhadas em seus veículos pelas enchentes repentinas e foram “engolidas pelas águas”, disse.
As mortes e destruição da quarta-feira no Nordeste dos Estados Unidos incluirão Ida na lista dos furacões catastróficos da história dos Estados Unidos como Camille de 1969 e Ivan de 2004 que primeiro causaram desastres na Costa do Golfo do México e depois inundações enormes na costa Leste norte-americana. O rio Schuylkill, no centro da Filadélfia, atingiu hoje seu nível mais alto desde a famosa tempestade Saxby de 1869, logo após o fim da Guerra Civil Americana.
BILHÕES DE LITROS DE ÁGUA POR HORA
Na cidade de Nova York, o mapeamento da chuva nos cinco boros da cidade mostrou 213 mm em Staten Island, 201 mm no Bronx, 191 em Manhattan, 196 mm no Queens e 170 mm no Brooklin. De acordo com cálculo feito pela rede de televisão norte-americana CNN, considerando uma média de 6,8 polegadas (173 mm) de chuva que caiu e a área, choveu na cidade de Nova York 132 bilhões de litros de água entre 19h de quarta e 0h de hoje, o equivalente a 50 mil piscinas olímpicas em apenas cinco horas.
Fonte: Metsul