Nesta quinta-feira (04), Dia Mundial de Combate ao Câncer, o oncologista Luis Henrique de Carvalho explica os cuidados necessários durante a pandemia
O que se sabe até agora sobre a relação entre o câncer e a covid-19? Depois que um homem de 61 anos diagnosticado com câncer apresentou remissão da doença após a contaminação pelo novo coronavírus, surgiu uma série de questões relacionadas a pacientes oncológicos e a covid-19.
No caso, publicado no British Journal of Haemathology, a principal hipótese é a de que a contaminação acelerou a resposta imune do organismo.
O oncologista Luis Henrique de Carvalho explica que não há uma informação sobre a covid associada diretamente ao câncer. Ele ressalta que é importante que o paciente oncológico continue fazendo os exames e não interrompa o tratamento.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), há uma expectativa de que 60 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer nos dois primeiros meses de pandemia. Isso porque, além de os exames serem feitos com mais cautela, a pandemia gerou medo nos pacientes de sair em busca do sistema de saúde