Operário Esporte Clube contesta título do Itacoatiara FC e denuncia escalação irregular de atleta
Clube protocola defesa alegando que adversário utilizou jogador sem inscrição regular no Campeonato Amazonense Série B 2025

A diretoria do Operário Esporte Clube anunciou oficialmente, nesta semana, que apresentou uma representação formal contra a equipe do Itacoatiara FC por suposta escalação irregular do atleta Jeferson Gongora Arboleda durante toda a campanha do Campeonato Amazonense de Futebol Série B 2025.
Segundo o Operário, o jogador atuou nas partidas sem estar devidamente regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como exige a legislação desportiva. A consulta ao sistema da CBF revelou que a inscrição de Arboleda só foi publicada no dia 8 de julho de 2025, um dia após a final do campeonato, vencida pelo Itacoatiara nos pênaltis em partida realizada no estádio de Manacapuru.
Além da ausência de regularização no BID até a data da final, o Operário aponta que o atleta também não teve sua transferência intersediacional devidamente registrada, já que veio da Federação Roraimense de Futebol para a Federação Amazonense, o que exigiria um processo formal de migração entre federações, conforme estabelece o regulamento da competição e a normativa da CBF.
Em nota oficial, o clube reforçou seu compromisso com a legitimidade das competições e com os direitos de seus torcedores:
“O Operário preza pela legitimidade e veracidade e, portanto, no intuito de preservar e garantir os interesses do clube, bem como de sua torcida, fará tudo que estiver ao seu alcance a fim de resguardar os direitos do clube de se manifestar e buscar a plena justiça.”
A denúncia pode alterar o resultado final do campeonato, que consagrou o Itacoatiara como campeão da Série B 2025. Caso a escalação irregular seja comprovada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o clube pode ser punido com perda de pontos e até mesmo com a reversão do título.
Até o momento, o Itacoatiara FC não se manifestou oficialmente sobre o caso.