Reportagem acompanhou transbordo em um navio da Norcoast, terceiro a chegar ao píer
Instalado no início do mês e com operações iniciadas em 12 de setembro, o píer provisório da empresa SuperTerminais em Itacoatiara já movimentou 80 mil toneladas de produtos, armazenados em 4100 contêineres. O primeiro navio a chegar ao local foi um de longo curso da transportadora MSC.
Segundo a coordenadora de marketing da SuperTerminais, Larissa Holanda, essa operação está sendo planejada desde fevereiro para aliviar os efeitos da seca, que estava prevista para 2024.
A fala ocorreu durante uma visita a bordo do navio NC Bruma, da empresa Norcoast, que aportou no píer provisório no último sábado (21)) e iniciou as operações de carregamento dos contêineres nesta segunda-feira (23). A embarcação foi a terceira a chegar ao local, sendo a primeira a vir por meio da cabotagem – navegação que ocorre ao longo do litoral brasileiro.
A operação “de guerra” para instalar um píer no município de Itacoatiara é inédita e tem como fim driblar os efeitos negativos da seca histórica. O módulo posto pela SuperTerminais tem 240 metros de comprimento com mais de 300 toneladas de peso. A localização da estrutura justamente em Itacoatiara, segundo Larissa, ocorreu devido à proximidade com o Tabocal, um dos pontos de passagem com situação mais crítica no trajeto até Manaus.
A região do Tabocal é uma das quais deveriam ter recebido a dragagem para auxiliar na navegabilidade dos rios. No entanto, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), assinou o contrato para o procedimento somente neste mês.
Questionada pela A CRÍTICA se a dragagem que deve ser realizada nas próximas semanas terá algum efeito positivo, Larissa avaliou que os possíveis benefícios só devem ser sentidos no próximo ano.
O píer faz operações de transbordo 24 horas por dia, trabalhando em conjunto com o porto principal da SuperTerminais localizado em Manaus. As balsas estão levando, em média, 18 horas para chegar até a capital. Inicialmente, a estrutura funcionaria até o mês de dezembro, mas a continuidade da seca deve estender o prazo até o mês de janeiro de 2025, quando os rios já estão em processo de cheia.
O prejuízo estimado pelo governo causado pela paralisação das empresas em 2023 foi de R$ 6 bilhões, mas a SuperTerminais estima que tenha sido maior devido ao impacto na cadeia produtiva.
Larissa Holanda também informou que o projeto está preparado para os níveis mais criticos dos rios, que podem se confirmar nos próximos dias pelo ritmo da descida das águas. Para a reportagem, ela afirmou que a empresa está preparada para outras secas históricas nos próximos anos, que estão no radar da meteorologia.
Norcoast
Com pouco mais de um ano de trabalho na cidade de Manaus, a Norcoast é uma empresa brasileira de cabotagem dona de quatro navios capazes de carregar 3500 TEUs – unidade de medida para um contêiner de 20 pés.
O diretor de operações da empresa, Ricardo Nuno, relatou que iniciou os trabalhos em fevereiro e que os navios da empresa percorrem cinco portos: Santos (SP), Paranaguá (PR), Suape (PE), Pecém (CE) e Manaus (AM). Os portos paulista e amazone, segundo ele, são os principais mercados de atuação da Norcoast
Sobre a operação da SuperTerminais, Nuno demonstrou satisfação com o fato do NC Bruma ser o primeiro navio de cabotagem a aportar no píer flutuante.
O comandante André Carvalhaes, capitão dos portos da Amazônia Ocidental, afirmou que a Marinha do Brasil trabalha desde fevereiro com um plano de ação para mitigar os danos da estiagem.
O trabalho conjunto envolveu ainda a Receita Federal e as empresas de forma geral, tais como as próprias Norcoast e SuperTerminais.
Fonte: Acrítica*