Mais um caso de abandono e maus tratos contra a pessoa idosa foi constatado pela Operação Nacional Virtude, em Parintins. Trata-se da senhora Maria Jesus da Silva Azevêdo, de 77 anos, resgatada pela Polícia Civil, na manhã de quarta-feira, dia 18, por volta das 10h, na rua Alcioly Teixeira, bairro São Vicente.
De acordo com a delegada Marna de Miranda, titular da Delegacia Especializada de Polícia (Dep) que comanda a Operação Virtude, de combate à crimes contra a pessoa idosa, a acusação foi feita por meio do disk denúncia da Dep.
Marna de Miranda relata como foi realizada a operação de resgate.
“O imóvel estava trancado, nós chamamos e ninguém respondia, da mesma forma nós decidimos adentrar o imóvel uma vez que a denúncia dizia que se tratava de uma pessoa idosa, debilitada e cega. Quando nós entramos infelizmente nós constatamos muito lixo e encontramos a Dona Maria abandona a própria sorte, essa idosa foi levada para o hospital Jofre onde ela passa por diversos exames, e ela vai ficar aos cuidados da rede de proteção de Parintins.”
A delegada Marna destaca quais crimes os familiares de dona Maria vão responder por meio do inquérito policial.
“Dentre eles, o abandono de incapaz previsto inclusive no estatuto do idoso e também expor a perigo a integridade e a saúde dessa pessoa outro crime previsto no estatuto do idoso, então além da ajuda social que a Dona Maria vai receber, nós vamos instaurar um inquérito policial para investigar e responsabilizar os familiares da Dona Maria.”
Este é o terceiro caso de abandono e maus tratos a idosos, registrado pela Operação Nacional Virtude, no município de Parintins em 2023.
*Fonte site ALVORADA