Em uma operação realizada nesta quarta-feira (2), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) desmantelou um grupo criminoso responsável por ao menos 20 roubos em diferentes áreas de Manaus. A ação foi conduzida pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM).

Os suspeitos foram detidos em suas residências e, segundo a polícia, vinham atuando de forma coordenada para cometer os crimes. Entre os presos estão Célio Marinho Cruz, José Raimundo Mendonça de Oliveira Junior e Matheus Ribeiro Barbosa, que responderão por roubo majorado. Raisemberg Souza dos Santos foi autuado por receptação qualificada. Já Roberth Ailton Morais de Souza enfrenta uma série de acusações, incluindo tráfico de drogas, receptação, porte ilegal de arma de fogo, roubo majorado e associação criminosa.
Durante a operação, os policiais apreenderam 37 aparelhos celulares – um deles com restrição por roubo –, além de 424 carcaças de celulares, uma motocicleta, um revólver, um simulacro de arma de fogo, munições, uma balança de precisão e porções de entorpecentes como oxi e cocaína.

De acordo com os investigadores, o grupo atuava de forma organizada, e os bens roubados eram repassados ou desmontados para dificultar a identificação e rastreamento. O material apreendido passará por perícia e deve auxiliar na elucidação de outros crimes.
As investigações seguem em curso para identificar possíveis comparsas e receptadores. A polícia reforça a importância da denúncia anônima por meio do 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Foto: Divulgação PC-AM